Comandos TCP/IP
TRACERT
O utilitário de diagnóstico TRACERT determina a rota adotada até um destino enviando pacotes de eco ICMP (Internet Control Message Protocol) com valores IP tempo de vida (TTL) para o destino. Cada roteador ao longo do caminho é solicitado a diminuir o TTL do pacote pelo menos 1 antes de encaminhá-lo, de modo que o TTL seja efetivamente uma contagem de saltos. Quando o TTL no pacote alcança 0, o roteador deve enviar uma mensagem de tempo excedido ICMP de volta para o computador de origem.
PING
Este primeiro utilitário referido permite testar a comunicação com qualquer host, dispondo deste modo, em poucos segundos a verificação do bom funcionamento dos hosts e da rede. Permite, igualmente, testar a instalação do TCP/IP no host onde é utilizado.
IPCONFIG
Fornece informação sobre a configuração do TCP/IP na máquina onde é executada a acção. Esta informação abrange o endereço IP, endereço MAC, subnet mask, default gateways, etc..
HOSTNAME
Dá-nos com o conhecimento do host, o nome da máquina onde o comando é executado.
NETSTAT
Netstat (Network statistic) é uma ferramenta, utilizada para se obter informações sobre as conexões de rede (de saída e de entrada), tabelas de roteamento, e uma gama de informações sobre as estatisticas da utilização da interface na rede. Netstat é uma linha de comando que mostra todas as portas abertas para TCP e UDP.